Os jovens são uma das bases mais importantes da nossa sociedade, assumindo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades. Pensando nisso, desde 2018, a ArcelorMittal BioFlorestas oferece aprendizado, crescimento e autoconfiança aos jovens de comunidades vizinhas, por meio do Porta de Entrada, um programa de formação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicatos Rurais, Poder Público, Escolas, Apaes e Agências de Desenvolvimento Local.

As primeiras edições do Porta de Entrada foram realizadas em Carbonita e em Martinho Campos, ofertando aprendizagem em Silvicultura e Produção de Carvão. Em 2021, além desses dois municípios, o programa também chegou à cidade de Vazante, com capacitação em Auxiliar Administrativo e Financeiro. “O objetivo é possibilitar a preparação dos jovens dessas regiões para ingressarem e permanecerem no mercado de trabalho”, explica o gerente de Pessoas da ArcelorMittal BioFlorestas, Marcos Daniel.

Desde que foi criado, o Porta de Entrada já beneficiou 120 jovens nas áreas de atuação da ArcelorMittal BioFlorestas. Somente em 2021, 60 jovens ingressaram no programa. “O Porta de Entrada é voltado para os jovens interessados em desenvolver o aprendizado e aprimorar os próprios talentos. O programa tem duração de dois anos, sendo dividido em Núcleo Básico; Núcleo Específico, com formação teórica pelo Senar; e Prática Profissional, que acontece na nossa empresa”, completa Marcos Daniel.

Para participar do programa, os jovens devem ter idade de 18 a 24 anos e terem concluído o Ensino Médio ou estarem matriculados no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além das competências técnicas, no decorrer da qualificação são desenvolvidas habilidades socioemocionais, como Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipe, Inteligência Emocional, Empreendedorismo e outras habilidades positivas necessárias para o relacionamento saudável dentro e fora de uma empresa.

A participação no Porta de Entrada tem proporcionado uma experiência diferenciada na vida de dezenas de jovens.

“A partir do cenário do nosso país e do mercado de trabalho, vejo que o Programa Porta de Entrada veio, literalmente, para abrir portas para nós, jovens, principalmente para aqueles que não têm experiências profissionais, onde teriam maior dificuldade para ingressar no mercado e demonstrar o seu potencial”, declara a jovem.

Na etapa voltada para a Prática Profissional, o aprendiz vivência a rotina de trabalho, sendo acompanhado por um monitor da ArcelorMittal BioFlorestas, tendo oportunidade de desenvolver atividades compatíveis ao curso. Ao final do curso, os jovens aprendizes estão prontos para o mercado de trabalho e podem, até mesmo, passar a integrar o quadro de profissionais da ArcelorMittal BioFlorestas.

“Comecei o processo achando que não iria conseguir, e fui surpreendida muito positivamente. Estou vivendo uma experiência única e intensa, pois não tinha metade do conhecimento adquirido até então. Sinto que estou realizada, com a consciência de que mais experiências e habilidades virão ao longo desses meses para que, futuramente, eu ainda possa também contribuir para a empresa”, afirma Kíssila Tatielly Oliveira Silva, aluna do Porta de Entrada na unidade de Carbonita.

O gerente de Pessoas da ArcelorMittal BioFlorestas, Marcos Daniel, avalia que o Porta de Entrada pode ser um grande diferencial na vida desses jovens. “A ArcelorMittal acredita no potencial de transformar o amanhã e por isso investe em ações para contribuir no desenvolvimento local. O Porta de Entrada é apenas uma dentre várias ações da empresa. Acreditamos que, através do programa, esses jovens irão se preparar para a vida e o mercado de trabalho”, finaliza.

Fonte: https://www.itamarandibahoje.com.br/…/arcelormittal…