Mostra da Diversidade Cultural 2021 no Vale do Jequitinhonha  promove curso de vídeo

Grupos e artistas de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves vão participar de alunas gratuitas de introdução ao audivisual

Grupos culturais e artistas das cidades de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves, no Vale do Jequitinhonha, selecionados do Edital da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular – edição 2021, participarão, ainda neste mês de setembro, de curso gratuito de introdução ao audiovisual. A iniciativa, da instituição Favela É Isso Aí, faz parte do programa ArcelorMittal Forma e Transforma. A ideia é fomentar e divulgar a produção cultural dos municípios.

O curso, de acordo com César Maurício, cineasta, artista plástico e um dos diretores do Favela é Isso Aí, será realizado em duas etapas, sendo a primeira online através de aulas gravadas. Para a segunda parte, a organização da Mostra programou uma atividade prática em campo nas cidades participantes.  “O objetivo é que os grupos consigam fazer seus próprios vídeos usando as ferramentas que dispõem e apresentarem, da melhor maneira possível, os seus trabalhos”, comenta.

Para esta edição foram selecionados 12 grupos que vão receber três mil reais cada e deverão participar do curso e, posteriormente, apresentar seu projeto cultural em formato de vídeo. Os vídeos serão disponibilizados ao público nos canais do Favela É Isso Aí e da Fundação ArcelorMittal na plataforma digital aberta YouTube. “Em breve será possível conhecer parte da cadeia produtiva de cultura de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves e os fazeres ancestrais do artesanato à culinária local e ainda saber como esses projetos ajudam a preservar as tradições”, afirma Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora da Mostra.

Magna Valadares, Analista de Investimento Social, Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal BioFlorestas conta que a Mostra deste ano será ainda mais diversificada e apresentará, além de histórias e personagens locais, projetos culturais que oferecem aos jovens oportunidades de desenvolvimento de talentos.

Realização

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é uma das iniciativas integrante do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, realizada pela ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal e ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com o apoio das Prefeituras Municipais de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves.

Sobre o Programa ArcelorMittal Forma e Transforma

O programa ArcelorMittal Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento cultural local, beneficiando as comunidades vizinhas onde a ArcelorMittal está presente. A empresa promove há mais de uma década iniciativas de formação, tendo a cultura como eixo de trabalho.

Sobre o Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal desenvolve projetos sociais nos municípios onde as empresas do Grupo ArcelorMittal estão presentes, beneficiando cerca de 400 mil pessoas por ano. Alinhada com o propósito da empresa de criar um mundo melhor, a instituição investe na formação de crianças e adolescentes protagonistas do próprio futuro. Atenta às necessidades locais, a Fundação promove projetos nas áreas de educação, cultura, promoção social, esporte e saúde. Os investimentos são feitos por meio de recursos da ArcelorMittal ou incentivo fiscal.

Serviço:

Acompanhe a Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular – território Jequitinhonha nas redes sociais @mostradiversidademg

Foto: Divulgação edições anteriores

Legenda: Fotos dos grupos e projetos participantes das edições anteriores